Falha na Cirurgia de Coluna

A falha na cirurgia de coluna não se trata exatamente de uma doença da coluna, mas sim de uma sequela cirúrgica. Ocorre quando o paciente apresenta dor crônica no pescoço ou nas costas, com ou sem dor nas extremidades, após ter realizado uma cirurgia na coluna que não alcançou o resultado desejado. Ou seja, permanece com dor ou tem um padrão de dor diferente da que tinha antes da cirurgia.

Podemos dividir esses pacientes em dois grupos:
  • O primeiro grupo é formado pelos pacientes que não obtiveram evolução ou apenas melhora parcial após o procedimento proposto.
  • O segundo grupo, com pacientes que retornaram a ter dor, tiveram um padrão diferente do anterior à cirurgia.

Os dois grupos devem ser investigados quanto a possível origem da dor, pois tendo causas diferentes, também receberão tratamentos diferentes.

No primeiro grupo devemos investigar se todas as possíveis fontes de dor foram incluídas no tratamento. Por exemplo, se a dor é de origem discogênica e o disco não foi incluído no tratamento, este vai permanecer provocando dor. Para solucionar, teremos que realizar outra cirurgia para corrigir o problema. Outro ponto: é sabido que cirurgias realizadas na parte posterior da coluna podem produzir lesão muscular dolorosa devido à dissecção cirúrgica dos músculos. Essa condição chama-se Síndrome da Lesão Muscular pós-operatória, é muito dolorosa e de difícil tratamento.

No segundo grupo temos os casos onde a dor retornou após algum tempo de alívio. Neste grupo as causas a serem investigadas podem estar relacionadas a um nível adjacente ao operado, às novas compressões, à patologia facetária, pseudoartrose, falha do material, etc. Neste grupo, identificadas as causas, estas devem ser tratadas prontamente usando os métodos disponíveis.

Diagnóstico da falha na cirurgia de coluna

Devido à complexidade do tratamento, uma série de exames e diagnósticos devem ser realizados como raio x dinâmico, ressonância magnética, tomografia e cintilografia.

O tratamento para correção da falha na cirurgia de coluna inclui fisioterapia, bloqueio de nervos, medicações e infiltrações.

O mais importante a se fazer é checar a existência de alguma causa corrigível dos sintomas apresentados. Se não houver, o estimulador espinhal ou a bomba de morfina devem ser indicados para alívio dos sintomas.

Tratamento não cirúrgico para a falha na cirurgia de coluna

• Bloqueio do ganglio de L2
    • Bloqueio radicular cervical
    • Bloqueio epidural cervical