Quais as perguntas que você deve fazer ao seu médico?

Se for constatado que é necessário algum tratamento para sua coluna, você deve saber o que espera deste tratamento, seja cirúrgico ou não. Tente responder a estas perguntas e discuta-as com seu médico durante a consulta:

  1. Você espera uma cura completa após o tratamento (seja cirúrgico ou conservador)?
  2. Qual percentagem de melhora seria satisfatória para você?
  3. Com qual percentagem de melhora você se consideraria feliz?
  4. Qual aspecto dos seus problemas de coluna você mais deseja melhora? Dor? Estética? Possibilidade de voltar a fazer certas atividades?
  5. O que os seus problemas de coluna te impossibilitam de fazer hoje mas você gostaria de ser capaz de fazer após um tratamento?

As melhores opções de tratamento para cada caso vão sempre depender do correto diagnóstico. Nesse momento o paciente deve responder com clareza as questões que ajudam a montar sua história clínica. Pense nos pontos a seguir e exponha-os ao seu médico na consulta.

  1. Sua dor aumenta ou diminui dependendo da posição ou postura?
  2. Há aumento da dor quando há sobrecarga na região afetada?. Ex. ao caminhar, carregar peso, ficar muito tempo em pé, etc…
  3. Limitado a uma área específica: É possível descrever o local afetado e sua extensão.

Algumas questões precisam ser respondidas para fornecer dados suficientes para o diagnóstico da dor. Assim o diagnóstico será mais preciso se você conseguir definir:

Local: qual o local exato da dor? Ela é localizada em um único ponto ou percorre algum trajeto nas costas ou nas nas pernas?
Descrição: a dor pode normalmente descrita como: queimação, formigamento e pontadas. Qual descreve melhor seu caso?

Duração: Há quanto tempo a dor está presente? Como ela evoluiu? Como ela tem sido tratada?

Quando: Em quais situações a dor aparece? Quais os efeitos que movimentos e posições geram em relação à dor? Qual o período em que a dor é mais freqüente? Durante o dia, à noite, quando sentado, em pé, ao caminhar, etc. O que faz para aliviar a dor? Aquecer o local, resfriar, flexionar, estender, sentar, deitar, caminhar? Como reage quando a dor aparece?

Author:

Share This Post On