Procedimentos Cirúrgicos

FUSÃO (ARTRODESE)

Fusão Interverbral minimamente invasiva lombar (Artrodese lombar)
método TLIF
método XLIF
método ALIF
Fusão inervertebral minimamente invasiva cevical(Artrodese cervical)
método ACDF
Fusão da Pars Interarticular – DOS

PRESERVAÇÃO DE MOVIMENTO

Disco artificial cervical (artroplastia )
Disco artificial lombar (artroplastia)
Estabilização dinmica minimamente invasiva (Dinesys,Isobar)
Espaçador interespinhoso

DISCECTOMIA

Discectomia endoscópica seletiva ( Hernia por video)(SED)
Discectomia minimamente invasiva (maxcess)
Discectomia minimamente invasiva (matrix)

DESCOMPRESSÃO MEDULAR

Descompressão medular minimamente invasiva lombar(over the top)
Descompressão medular cervical
método foraminotomia
método lamininoplastia
método laminectomia
método corpectomia anterior
Cifoplastia
Vertebroplastia

O XLIF é utilizado para indução do crescimento ósseo entre duas vértebras nos casos em quee há necessidade de estabilização (diminuição do movimento vertebral). Sabe-se que a dor é proveniente do movimento anormal destas vértebras, logo a cessação deste movimento melhora a dor. O procedimento é chamado de fusão ou artrodese e é realizado através de cirurgia minimamente invasiva. Como o nome sugere, é um processo que traz inúmeras vantagens ao paciente: uma recuperação mais rápida e com menos dor pós-operatória quando comparada às cirurgias tradicionais, menor sangramento e cicatrizes muito menores.

Técnica

Nesta abordagem posterior minimamente invasiva utilizamos pequenas incisões laterais para chegar até o disco intervertebral, retirá-lo e inserir um espaçador para promover a fusão intervertebral.

As indicações de uso desta técnica são basicamente as mesmas da fusão intersomática tradicional. O XLIF é indicado a pacientes que possuem discopatia degenerativa dolorosa, sinais de instabilidade da coluna, presença de espondilolistese/espondilólise dolorosa, pacientes com fusões posteriores sem resultado satisfatório que precisam de suplantação anterior, correção de escoliose degenerativa dolorosa, etc.

A técnica é utilizada para promover o crescimento ósseo (fusão) entre duas vértebras lombares ou torácicas. A grande vantagem é a realização do procedimento através de uma pequena incisão – 5 a 7cm em média – na face lateral do abdômen ou do tórax.

As técnicas usadas tradicionalmente denominadas ALIF (fusão via anterior) e PLIF(fusão posterior), são mais agressivas. No ALIF entramos pelo retroperitônio, sendo necessário afastar da coluna artérial, veias e nervos simpáticos, aumentando a dificuldade da cirurgia. O PLIF é também muito invasivo, pois demanda um grande descolamento que lesiona a musculatura posterior e, associado manipulação da medula e dos nervos, resulta em um trauma cirúrgico muito grande.

Hoje em dia é recomendado o uso do XLIF para a realização de fusões a altura da coluna lombar. Os resultados tem sido superiores a qualquer outra via empregada para tal. A mesma técnica ainda nos permite operar as regiões toracolombar e torácica sem a necessidade de toracotomias associadas.

A técnica é realizada com o paciente posicionado lateralmente na mesa. Através de uma pequena incisão de cerca de 5-7cm na porção lateral do abdômen iniciamos a abertura da musculatura abdominal e depois a divulsão das estruturas do retroperitônio até chegarmos ao músculo psoas. Neste, abrimos suas fibras sem lesionar o músculo e sem mobilizar as artérias e veias da região. Alcançando o disco, realizamos a discectomia completa, a inserção do espaçador e a conseqüente elevação do disco intervertebral, descomprimindo as raízes.

Cada um desses passos é feito com técnica atraumática, com menor dor pós-operatória, menor sangramento e possibilidade de alta no dia seguinte. Isso só é possível devido ao uso de tubos dilatadores para iniciar o procedimento e, por fim, a instalação do retrator maxcess para o portal de trabalho.

É importante avaliar que usando outras técnicas, a recuperação é mais demorada devido grande lesão tecidual da musculatura posterior e também manipulação das raízes e medula. Isso causa um pós-operatório mais doloroso, com mais sangramento, com maior período de internação e, em alguns casos, na UTI.

O tratamento para a dor lombar realizado pelo Dr. Juliano é uma alternativa à fusão intervertebral da coluna lombar. A técnica consiste em realizar a troca do disco lombar por um disco artificial, uma prótese de disco.O disco artificial veio para fazer parte do arsenal de métodos de tratamento das doenças da coluna. Diferente das fusões, que são procedimentos mais invasivos e retiram a mobilidade da coluna, o disco artificial, além de manter a flexibilidade dos discos tem uma recuperação muito mais rápida

Conheça os Tratamentos Específicos para as Patologias:

  • Cirurgia Minimamente Invasiva Espaçador Interespinhoso
  • Parafusos Dinâmicos (DYnesis)
  • Discectomia Minimamente Invasiva Lombar (Matrix Technique)
  • Cifoplastia
  • Vertebroplastia
  • Descompressão Medular Lombar Minimamente Invasiva (Over the TOP)( Maxcess Technique) Discectomia Minimamente Invasiva lombar (Maxcess Technique)
  • Discectomia Endoscópica Percutânea (SED)
  • XLIF (Acesso Extremo Lateral Transpsoas para Fusões)
  • TLIF (Acesso Posterior Minimamente Invasivo)

Author:

Share This Post On