Estenose do canal

A doença da coluna estenose do canal é uma patologia causada pelo estreitamento gradual deste canal vertebral lombar (foto 1) comprimindo as estruturas neurológicas e produzindo dores que se irradiam para as pernas. O canal vertebral (foto 2) é o espaço onde estão a medula espinhal e as raízes. Normalmente não há diminuição desta área.

Esta redução do diâmetro do canal aparece como resultado do processo de envelhecimento das estruturas da coluna, também conhecido como degeneração.

O estreitamento acontece devido a degeneração das articulações facetarias e dos discos intervertebrais (foto 3). Nesta condição degenerativa, espículas ósseas no disco intervertebral crescem para dentro do canal (foto 4) junto com proliferações ósseas das articulações facetarias. Isto contribui para a diminuição do espaço disponível para as raízes nervosas. A redução do espaço no canal começa a exercer pressão sobre as raízes e sobre a medula espinhal (foto 5), criando os sintomas.

A estenose pode ocorrer no centro do canal vertebral (estenose central), onde a medula espinhal está localizada, no local onde a raiz sai do canal central (estenose do recesso lateral) ou no forame lateral (estenose foraminal), onde as raízes saem para fora do corpo vertebral.

A estenose da coluna vertebral pode ser causada por uma série de problemas. Causas degenerativas são as mais comuns, mas o escorregamento da vértebra e os tumores são também causas importantes.

Sintomas de estenose do canal

Na estenose da coluna lombar, que é a mais comum, temos dores nas costas (foto 6) que se irradiam para as pernas (foto 8) e que podem estar acompanhadas da perda de forças e também de amortecimentos. Normalmente os sintomas aparecem quando o paciente se desloca. Muitos relatam a impossibilidade de caminhar curtas distâncias, pois os sintomas ficam tão intensos que se torna necessário interromper a caminhada e descansar. A essa situação dá-se o nome de claudicação neurogênica.

Algumas posições podem aliviar os sintomas da estenose como inclinar o corpo para frente ou ficar sentado com o corpo inclinado para frente. Posições que flexionam o corpo para frente (foto 14) produzem alivio dos sintomas. Uma situação muito comumente descrita é a melhora das dores ao empurrar um carrinho de compras por exemplo. Nesta situação mantemos o corpo inclinado para frente o que produz alivio dos sintomas pois abre o espaço do canal vertebral. (foto 9 ) e (foto 10)

Diagnóstico de estenose do canal

O diagnóstico é feito através de exames como raio x com contraste (foto 11) e ressonância magnética que vão mostrar o tamanho da compressão (foto 12). A tomografia também é utilizada para avaliação das compressões de origem óssea (foto 13)

Inicialmente o tratamento clínico com medicações e fisioterapia é a opção mais adequada. Se não for diagnosticada nenhuma melhora poderemos utilizar métodos não-cirúrgicos como o bloqueio epidural lombar com corticóide e também o bloqueio radicular lombar. Se ainda assim não houver melhora então o tratamento cirúrgico está indicado.

Tratamento não cirúrgico

• Medicação
    • Bloqueio epidural lombar

Tratamento cirúrgico