Espondilolistese

A doença da coluna espondilolistese espondilolítica é uma condição na qual uma vértebra “escorrega” para a frente em relação à vértebra de baixo (foto 1). Nessa patologia ocorre fratura da parte posterior da lâmina pars interarticularis (foto 2). O problema pode causar dores nas costas e nas pernas. A região mais afetada é a coluna lombar e principalmente os níveis L4/L5 e L5/S1.

Sintomas da doença da coluna espondilolistese

A queixa mais comum é a dor nas costas ao nível lombar (foto 3) (foto 4) que começa muitas vezes na adolescência (foto 5)e cresce durante a idade adulta à medida que o escorregamento aumenta.

Com a progressão do problema surge a dor nas costas irradiada para as pernas (foto 11), que é o sintoma mais limitante. Quando temos compressão neurológica acentuada (foto 6) , o paciente sente dor e amortecimento nas pernas e pés enquanto caminha. Estes sintomas podem ocorrer até mesmo caminhando pequenas distâncias.

Causas da doença da coluna espondilolistese

Existem diferentes causas para a lesão da Pars Interarticular (foto 7) sendo as causas mais comuns:

• congênitas (nascer com anormalidade predeterminada),
  • por trauma (quedas, acidentes, fraturas etc),
  • por alterações degenerativas (artrites) ou destruição por tumores.

É caracterizada pela percentagem de escorregamento de uma vértebra sobre a outra e um escorregamento de 50% é considerado alto grau (foto 8) (foto 9).

Usualmente o tratamento é não-cirúrgico. Fisioterapia para reforço da musculatura posterior e dos músculos do abdômen pode resolver o problema. Medicações são usadas durante os períodos de dor mais intensa, ao passo que infiltrações peridurais são utilizadas nos casos onde existe dores nas pernas. Somente quando os métodos não-cirúrgicos começam a falhar, o tratamento cirúrgico passa a ser indicado.

Tratamento não cirúrgico para a doença da coluna espondilolistese

• Bloqueio epidural lombar

Tratamento cirúrgico para a doença da coluna espondilolistese

• Correção da pars interarticular (DOS)