Degeneração do Disco Lombar

A doença da coluna degeneração do disco lombar (discopatia degenerativa) é um processo de desgaste ou ruptura que ocorrem no disco intervertebral, particularmente no núcleo pulposo, devido a desidratação e o ressecamento ocorridos com o avançar da idade, sendo que o sintoma mais comum é a dor na coluna.

As vértebras da coluna são separadas por pequenos amortecedores fibrocartilaginosos conhecidos como discos intervertebrais (foto 1). Estes discos proporcionam suporte estrutural para a coluna e agem como uma estrutura que absorve sobrecargas criadas em determinados movimentos (foto 2).

Contudo, a idade, as lesões repetitivas e a carga genética podem levar a um desgaste e também a rupturas já que temos um escasso suprimento sangüíneo no disco, não havendo capacidade de regeneração. A degeneração discal produz rupturas internas neste disco. Essas rupturas levam a diminuição do espaço discal intervertebral (foto 3). Com o aparecimento das lesões internas surge também a dor na coluna lombar. A diminuição da altura dos espaços discais faz com que os nervos sofram compressão produzindo dor irradiada para os membros devido a compressão do nervo ciático.

O nervo ciático é formado por vários cordões chamados de raízes (foto 4). Ele é responsável pela movimentação das pernas e dos pés. Quando uma das raízes está comprimida, aparece a dor e o chamado “amortecimento”, que se irradia para as pernas e para os pés (foto 5). O termo “ciática” refere-se à dor que se origina pelo comprometimento das raízes do nervo ciático.

Sintomas da doença da coluna degeneração do disco lombar

O principal sintoma da patologia, popularmente conhecida como bico de papagaio, é a dor lombar em faixa, localizada na parte baixa da coluna (foto 6 e foto 7), podendo descer até próximo aos joelhos. Quando há compressão dos nervos lombares temos dor irradiada até a altura dos joelhos e pés. A quantidade de dor proveniente da doença degenerativa pode variar de leve até dor severa e debilitante.

Muitos pacientes têm algum grau de dor lombar crônica com episódios intermitentes de dor severa. Usualmente, a dor lombar se intensifica quando ficamos em pé ou sentados por algum tempo. Dobrar o corpo para frente, girar o corpo ou levantar algo, geralmente pioram o quadro de dor lombar. Por outro lado, esta dor é aliviada quando assumimos a posição deitada pois ocorre uma diminuição na pressão no disco.

O tratamento não-cirúrgico pode ser feito através de medicação, fisioterapia e métodos para tratamento da dor como bloqueios, radiculotomias etc. Quando não se atinge um bom resultado, utilizamos métodos cirúrgicos como a artroplastia lombar, a estabilização dinâmica e a fusão minimamente invasiva.

Tratamento não cirúrgico para a doença da coluna degeneração do disco lombar

• Bloqueio do ganglio de L2
  • Nucleoplastia lombar/ Biacuplastia
  • Ozonioterapia