Cifose

A doença da coluna cifose é uma deformidade caracterizada por um aumento anormal na curvatura da coluna torácica. A curvatura normal não pode exceder os 60graus de angulação radiográfica. Se tivermos mais de 60graus dizemos que temos uma cifose aumentada(hipercifose). Esse problema também é descrito como dorso curvo, popularmente conhecido como “corcunda”.

É causado por uma série de alterações como deformidades das vértebras, ou discos intervertebrais quando ainda adolescentes ou crianças. Na população adulta pode ser decorrente de osteoporose, fraturas ou degeneração discal.

Casos leves desta enfermidade causam poucos problemas. Nos casos mais graves, com maiores angulações, haverá dor no local da deformidade.

Sintomas da cifose aumentada(hipercifose)

Evidencia-se um aumento da curvatura na região torácica chamada giba ou popularmente denominada como “corcunda”. Podemos observar uma postura curvada para frente quando o paciente está de lado.

Também apresenta dor crônica na coluna torácica, rigidez ou sensibilidade local devido às degenerações. Uma sensação de cansaço está presente na maioria dos casos. Em outros mais leves não há sintomas presentes.

Tipos de cifose

Cifose Postural: Aparece na adolescência e é mais comum em meninas. Pode ocorrer uma frouxidão ligamentar que favorecerá uma postura com a curvatura aumentada. Se torna mais evidente quando o paciente está sentado.

Scheurmann: Aparece na adolescência e está relacionada a deformidades no corpo vertebral que aparecem durante o crescimento. A vértebra fica com um formato acunhado anteriormente. A causa é desconhecida.

Cifose Congênita: A má formação ocorre durante a formação fetal, através de fusões de múltiplas vértebras, ou então por não se formarem corretamente.

Cifose Traumática: É aquela causada por fraturas osteoporóticas ou por fraturas devido a traumas de alta energia muito comuns em acidentes automobilísticos (Foto 4).

• Crianças e adolescentes

Inicialmente o paciente utiliza colete para evitar a progressão. Quando este não é eficaz e a curva continua aumentando, a fusão (artrodese) é recomendada. Outras indicações são a presença de déficit neurológico e dor incapacitante, apesar do tratamento.

• Adultos

O tratamento é direcionado à eliminação da doença básica e da dor. Neste grupo também temos a opção de tratamento da dor através dos bloqueios (infiltrações nos locais degenerados). Se esses procedimentos falharem faremos uma fusão intervertebral (artodese).

Tratamento não cirúrgico da cifose

• Bloqueio das facetas
  • Radiofrequência das facetas

Tratamento cirúrgico da cifose