
A mielopatia cervical é uma doença causada pela compressão cronica da medula.
Esta compressão cronica leva a lesão neurológica com perda progressiva da movimentação dos braços e das pernas se não tratada adequadamente. Nos graus mais avançados podemos ter perda de movimentos irreparáveis.
Esporões ósseos, associados ou não com partes moles, tais como hérnias de disco e protusões discais, crescem para o interior do canal e comprimem a medula colocando pressão sobre esta.
Esta pressão comprime os vasos que nutrem a medula produzindo isquemia, que leva a termos lesões permanentes .
A compressão ao nível da coluna cervical é chamada de estenose cervical.
Sintomas
Os sintomas de mielopatia cervical incluem :
Em idosos, a mielopatia cervical espondilótica é a causa mais comum de disfunção medular. O diagnóstico é feito através da ressonância magnética da coluna que mostra compressão e alteração de sinal medular.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pela ressonância magnética da coluna cervical que demonstra a compressão e a alteração do sinal medular chamada de mielomalacia.
Opções de tratamento
O tratamento mais efetivo para a mielopatia cervical é a descompressão cirúrgica que alivia a pressão cronica sobre os nervos evitando maiores lesões.
Com o alivio da pressão a circulação sanguinea se reestabelece voltando a nutrir o tecido nervoso evitando maiores lesões.
Tratamento não cirúrgico
Tratamento cirúrgico