Mielopatia Cervical

A doença da coluna mielopatia cervical ou lesão da medula espinhal é um distúrbio caracterizado por lesão neurológica medular que resulta em enfraquecimento e perda de sensibilidade (amortecimentos) dos membros superiores, inferiores ou ambos.

Esporões ósseos, associados ou não com partes moles, tais como hérnias de disco e protusões discais, crescem para o interior do canal e comprimem a medula colocando pressão sobre esta. Esta pressão comprime os vasos que nutrem a medula produzindo isquemia nesta  levando a lesões permanentes .

A compressão ao nível da coluna cervical, que causa mielopatia, é chamada de estenose cervical. Quando a compressão ocorre na coluna lombar chamamos de estenose lombar.

mielopatia 01mielopatia 02mielopatia 03

Sintomas da mielopatia cervical

Os sintomas de mielopatia incluem dores no pescoço, problemas de equilíbrio, amortecimentos nas mãos e nos dedos, fraqueza nas mãos, braços e pernas. Também há dificuldade com movimentos finos das mãos. Os pacientes podem apresentar hiperreflexia.

Algumas condições podem apresentar-se como mielopatia. São elas: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e patologias da coluna vertebral como fraturas, hérnias de disco antigas e a discopatia degenerativa cervical.

Em idosos, a mielopatia cervical espondilótica é a causa mais comum de disfunção medular. O diagnóstico é feito através da ressonância magnética de coluna que mostra compressão medular, e às vezes, alteração de sinal medular.

O tratamento conservador pode ser efetivo quando é utilizado para redução da dor e da inflamação através dos antinflamatórios e corticóides que ajudam a diminuir o edema.

Porém, o tratamento mais efetivo para reduzir a compressão ou pressão sobre os nervos é a técnica conhecida como descompressão, que pode ser anterior ou posterior. Esse processo consiste na retirada dos osteófitos causadores da compressão, ou ainda, dos fragmentos de hérnia que estão causando o problema. Junto com a descompressão é realizada a estabilização do segmento para evitar a evolução da patologia devido à sua hipermobilidade.

Tratamento conservador da mielopatia cervical

Tratamento cirúrgico da mielopatia cervical

• Laminectomia posterior
  • Descompressão anterior com fusão (Artrodese)