Hérnia de Disco Cervical

A doença da coluna hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa, chamada “anulo fibroso” (foto 1) permitindo que o material do seu interior saia causando a compressão de alguma raiz cervical (foto 2).

foto 1

foto 2

Sintomas da doença da coluna hérnia de disco cervical

O paciente com hérnia cervical apresenta-se com dor que pode se iniciar no pescoço(foto 3), nas escápulas, nos ombros e então descer para os braços e mãos (foto 4) . Associado a este quadro, temos também o amortecimento nas mãos e nos braços. Alguns pacientes que possuem um quadro mais grave podem apresentar também diminuição de forças  . É comum estes sintomas aparecerem em apenas um lado do corpo

foto 3

foto 4

Diagnóstico da  hérnia de disco cervical

O diagnóstico da hérnia de disco cervical é feito através do exame físico da coluna cervical onde temos a ja descrita dor irradiada para o braço e mão comprometidos e também pela avaliação dos exames complementares.

Estes exames são o Raio X e principalmente a Ressonância magnética (foto 5) que pode nos mostrar a ruptura do disco com a herniação comprimindo as raízes cervicais. (foto 6 e 7 )

foto 5

foto 6

foto 7

A maioria dos casos de hérnia de disco cervical podem ser tratadas efetivamente com métodos não cirúrgicos, como medicação, fisioterapia e os bloqueios da dor. Quando não obtemos melhora, utilizamos técnicas de cirurgia minimamente invasiva como a discectosmia por laser (foto 8) para as hérnias contidas e pequenas. Essa técnica é caracterizada por uma recuperação muito rápida no pós-operatório.

foto 8

Nos casos de hérnias de disco  maiores, onde a discectomia por laser não está indicada, utilizamos método de preservação de movimento, como o disco artificial cervical (artroplastia cervical)(foto 9).

Se junto com esta hérnia existe uma degeneração discal intensa com artrose das articulações facetárias posteriores ou movimentação anormal, utilizamos uma estabilização mais rígida que é a artrodese/fusão cervical (foto 10).

foto 9

foto 10

Tratamento não cirúrgico

•  Bloqueio radicular cervical