Hernia de Disco Cervical

A hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa, chamada “anulo fibroso” (foto 1) permitindo que o material do seu interior saia causando a compressão de alguma raiz cervical (foto 2).

                

                                             

Sintomas da hérnia de disco cervical

O paciente com hérnia cervical apresenta-se com dor que pode se iniciar no pescoço(foto 3), nas escápulas, nos ombros e então descer para os braços e mãos (foto 4) . Associado a este quadro, temos também o amortecimento nas mãos e nos braços. Alguns pacientes que possuem um quadro mais grave podem apresentar também diminuição de forças  . É comum estes sintomas aparecerem em apenas um lado do corpo.

                

Diagnóstico da  hérnia de disco cervical

O diagnóstico da hérnia de disco cervical é feito através do exame físico da coluna cervical onde temos a ja descrita dor irradiada para o braço e mão comprometidos e também pela avaliação dos exames complementares.

Estes exames são o Raio X e principalmente a Ressonancia magnetica(foto 5) que pode nos mostrar a ruptura do disco com a herniação comprimindo as raízes cervicais. (foto 6 e 7 )

                             

                                 

Opções de tratamento

A maioria dos casos de hérnia de disco cervical podem ser tratadas efetivamente com métodos não cirúrgicos, como medicação, fisioterapia e os bloqueios da dor. Quando não obtemos melhora, utilizamos técnicas de cirurgia minimamente invasiva como a discectosmia por laser(foto 8) para as hérnias contidas e pequenas. Essa técnica é caracterizada por uma recuperação muito rápida no pós-operatório.

   

Nos casos de hérnias de disco  maiores, onde a discectomia por laser não está indicada, utilizamos método de preservação de movimento, como o disco artificial cervical (artroplastia cervical)(foto 9).

Se junto com esta hérnia existe uma degeneração discal intensa com artrose das articulações facetárias posteriores ou movimentação anormal, utilizamos uma estabilização mais rígida que é a artrodese/fusão cervical (foto 10)

                    

Tratamento não cirúrgico

  • Medicações
  • Tratamento da dor
  •     Bloqueio radicular cervical
  •     Bloqueio epidural cervical

Tratamento cirúrgico

  • Com anestesia local
    • Laser intradiDiscectomia  Laser (scal)
  • Com anestesia geral
    • Disco artificial (Artroplastia)
    • Artrodese/Fusão vertebral minimamente invasiva cervical

 

 

MAIS TRATAMENTOS

Hernia de Disco Lombar

Hernia de Disco Cervical

Protusão Discal

Discopatia Degenerativa / Desgaste do Disco

Escoliose da Criança e Adolescente

Dr. Juliano Lhamby é ortopedista especializado em Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva. Por dois anos realizou treinamento nos EUA no tratamento das doenças da coluna.
Leia Mais
Em breve!
Leia Mais

REDE CREDENCIADA

Loading map...

Loading

Dúvidas, sugestões, entre em contato com o formulário