Escoliose

Escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna torácica ou lombar popularmente chamada de “desvio” da coluna. A escoliose pode acometer nas crianças e nos adultos.
Nos jovens ela acontece por problemas durante o crescimento e é chamada de escoliose do adolescente ou da criança. Nos adultos chamamos de escoliose do adulto e ela pode ser a continuidade da escoliose quando jovem ou então ocorrer pelo processo degenerativo dos discos intervertebrais também conhecida como escoliose degenerativa.

A coluna considerada normal é aquela que não possui curvaturas ou “desvios” laterais (foto 3) apresentando somente as curvaturas naturais que são a lordose cervical a cifose torácica e a lordose lombar.

 

Quando a cirurgia é NECESSÁRIA?

A indicação para o tratamento cirúrgico da escoliose é dependente de múltiplos fatores. O principal deles é o tamanho da curva, se ela atingir 45-50 graus está indicada a correção cirúrgica pois há indícios que essa curva vai continuar aumentando e causando problemas maiores na vida adulta produtiva. O objetivo do tratamento cirúrgico é fornecer um método para corrigir a deformidade, bem como impedir progressão da curvatura. Outros fatores importantes são o padrão da curva, o desequilíbrio, tronco e maturidade. A cirurgia é, portanto, útil em pacientes que têm curvas progressivas ou que não tenham sido controladas pelo uso do colete ortopédico.

MAIS TRATAMENTOS

Hernia de Disco Lombar

Hernia de Disco Cervical

Protusão Discal

Discopatia Degenerativa / Desgaste do Disco

Escoliose da Criança e Adolescente

Escoliose do Adulto

Dr. Juliano Lhamby é ortopedista especializado em Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva. Por dois anos realizou treinamento nos EUA no tratamento das doenças da coluna.
Leia Mais
Em breve!
Leia Mais

REDE CREDENCIADA

Loading map...

Loading

Tel: (11) 3501-3196

Dúvidas, sugestões, entre em contato com o formulário