Escoliose do Adulto

A doença da coluna escoliose do adulto, muito comum na atualidade, caracteriza-se por desvios na coluna (foto 1) originados na adolescência e nunca tratados ou então devido à degeneração discal que ocorre durante os anos.

São angulações prévias da coluna lombar ou torácica que produzem alterações degenerativas importantes (foto 2), resultando em uma dor limitante. Junto com as alterações discais e as alterações facetárias, ocorre também, em alguns casos, a compressão radicular produzindo dor irradiada para os membros inferiores (ciatalgia) (foto 3).

A escoliose do adulto, quando tem somente origem na discopatia degenerativa, não costuma ter uma angulação grande (foto 4) ao ser comparada com a originada na adolescência. É muito dolorosa e pode apresentar compressões radiculares (foto 5) associadas a instabilidade.

Sintomas da doença da coluna escoliose do adulto

A escoliose do adulto tem como característica o quadro de dor lombar (foto 6), que muitas vezes vem acompanhada de dor irradiada para as pernas (foto 7). Quando há compressão radicular podemos ter “amortecimentos” e diminuição de força nos membros inferiores. Se a curvatura da escoliose se localiza na coluna torácica, temos então dor a este nível, que é muito incapacitante. Os pacientes costumam sentir bastante dores quando permanecem em pé por tempo prolongado (foto 8 ) e também durante a prática de atividades consideradas simples, como apanhar objetos do chão. Muitos têm uma séria limitação em suas atividades diárias mais básicas.

Como toda patologia crônica, inicia-se utilizando medicação e fisioterapia por tempo prolongado. Se essas medidas falham, utilizamos métodos de tratamento da dor como os bloqueios. Após esta etapa, se não houver melhora do quadro, indicamos o tratamento cirúrgico através de procedimentos minimamente invasivos.

Tratamento não cirúrgico para a doença da coluna escoliose do adulto

• Medicação
    • Bloqueio peridural lombar
    • Bloqueio das facetas lombar