Lesão nos nervos

COMO EVITAR A LESÃO DOS NERVOS E MÚSCULOS NA CIRURGIA DE COLUNA – ARTRODESE / FUSÃO

 

Para entender como são causadas as lesões primeiro precisamos entender que nervos e músculos estão na parte posterior da coluna. Dentro do canal vertebral temos os nervos e inseridos na parte óssea temos os músculos. Os nervos são responsáveis pela nossa movimentação e os músculos pela estabilidade da coluna.

 

Como estas estruturas importantes estão localizadas na parte de trás da coluna e a maior parte das artrodeses/fusões são feitas através de cortes reaalizados nas costas do paciente, temos uma maior chance de lesar nervos e/ou músculos justamente pela manipulação que a abordagem exige.

 

Na artrodeses posteriores temos que abrir a musculatura e, na maioia das vezes, há necessidade de descomprimir os nervos . Para descomprimir os nervos é necessário abrir o canal vertebral e afastá-los podendo levar a lesões neurológicas e fibrose. Estas, são fontes de dor crônica após a cirurgia. (leia sobre síndrome pos laminectomia). Já o descolamento e o afastamento da musculatura podem produzir lesões dos músculos que são dolorosas e permanentes. (Leia sobre lesão da musculatura posterior)

 

Para evitar estas complicações as técnicas cirurgicas evoluiram trazendo novas possibilidades. São as cirurgias chamadas LATERAIS (LLIF/XLIF) e ANTERIORES(ALIF). Através destas técnicas fazemos a artrodese alcançando o disco intervertebral sem a necessidade de descolar a musculatura posterior ou de manipular os nervos. Estas técnicas trabalham diretamente no disco vertebral danificado restituindo sua altura e aliviando a pressão nos nervos.

 

“Baseado nas diferenças entre técnicas apresentadas é que optamos, há mais de 10 anos, pelas cirugias anteriores. Estas evitam a lesão direta dos nervos e a da musculatura posterior, tão importante para a estabilização da coluna.”

 

Leia mais sobre o acesso lateral( LLIF/XLIF) e sobre o Acesso anterior (ALIF) nas matérias sobre tecnicas cirugicas.

 

 

 

Author:

Share This Post On