Escoliose do Adolescente

A doença da coluna escoliose do adolescente é uma curvatura lateral da coluna torácica ou lombar para a direita ou para a esquerda popularmente chamada de “desvio” da coluna e pode ser torácica ou lombar (foto 1). A coluna considerada normal ou popularmente chamada de reta é aquela que não possui “desvios” apresentando somente as curvaturas naturais que são a lordose cervical a cifose torácica e a lordose lombar (foto 2).

Aqui vamos tratar da escoliose do adolescente também chamada de idiopática pois nesta, não há causas definidas. A escoliose de uma maneira geral, tem associada ao desvio, uma rotação do corpo vertebral que caracteriza a deformidade em questão (foto 3).

A doença, nos poucos casos que progride, pode fazer com que a coluna assuma o formato de um S (foto 4) ou de um C (foto 5), dependendo do tipo de curvatura.

Qualquer pessoa pode desenvolver a escoliose, mas esta ocorre mais comumente em crianças e adolescentes. Sabemos também que o sexo feminino é acometido com mais frequência. Famílias com casos dessa deformidade têm uma incidência maior de escoliose entre seus membros, quando comparadas a famílias que não apresentaram casos.

A escoliose também esta presente em adultos, podendo ser uma continuidade da patologia que se iniciou na adolescência ou infância ou ainda ter se iniciado pela degeneração dos discos intervertebrais (Foto 6). Para saber mais sobre essa alteração clique em Escoliose do Adulto.

Tipos de doença da coluna escoliose do adolescente

Pode ser torácica ou lombar, conforme a foto: (foto 7)

Existem várias classificações para a escoliose:

• Idiopática: quando não há causa definida, é a que estamos a descrever. Ver escolioses.com.br
  • Congênita: quando a criança nasce com defeitos de formação da vértebra; Veja site escolioses.com.br (foto 8).
  • Neuromuscular: quando problemas neurológicos ou musculares causam a escoliose; veja site escolioses.com.br
  • Degenerativa: quando a degeneração da coluna acontece durante a vida adulta. Veja matéria escoliose do adulto ou escolioses.com.br

Na escoliose do adolescente os pacientes geralmente não sentem dor. Por isso, muitas vezes, o diagnóstico só e feito quando a curvatura fica mais acentuada, com uma deformidade mais evidente (foto 9).

Um método simples usado para detectar a escoliose é a observação de alguns aspectos do corpo da pessoa.

Diagnóstico da doença da coluna escoliose do adolescente

Ao suspeitar que um paciente possa ter escoliose devemos fazer algumas observações em áreas especificas do corpo como descrito abaixo:

Avaliando pelas costas veremos:

• Um ombro mais alto que o outro
  • Uma escápula mais alta que a outra

Avaliando pela frente veremos:
  • Um ombro mais alto que o outro.
  • Ao nível da cintura, a distância entre o braço e a cintura fica diferente.
  • A pessoa parece estar inclinada para um lado mais do que para o outro.

Avaliando pela lateral veremos:

• O paciente apresenta um aumento da curvatura torácica, quando nesta posição, chamado de cifose (dorso curvo, giba costal)
  • Aumento ou diminuição da curvatura lombar.

Outra maneira de detectarmos é fazendo o teste da flexão anterior do tronco, onde poderemos checar uma proeminência das escápulas, das costelas e também ao nível da coluna lombar.

Nesse teste a pessoa deve flexionar o tronco para frente, deixando os braços soltos até alcançarem a altura dos joelhos.

Tratamento da doença da coluna escoliose do adolescente

O tratamento adequado depende de vários fatores, entre eles:
  • Tipo de curvatura
  • Grau da curvatura
  • Idade
  • Crescimento restante para este paciente (crianças e adolescentes).

Curvaturas pequenas entre 10° e 25° devem ser somente observadas. Se tiver mais de 25-30º e estiver no período de crescimento, será necessário o uso de coletes para impedir o aumento. Se não obtivermos sucesso através do colete, ou seja, se a curvatura progredir e a escoliose atingir 45º, deve ser avaliada a possibilidade de um procedimento cirúrgico para correção do problema.

A cirurgia só é necessária para uma minoria de pacientes. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, hoje somos capazes de corrigir casos de escoliose torácica através de toracoscopia com incisões mínimas que diminuem os problemas no pós-operatório e melhoram a estética. Clique aqui e informe-se sobre cirurgia minimamente invasiva para escoliose.

Opções de tratamento para a doença da coluna escoliose do adolescente

• Orteses (Coletes)
  • Cirurgia minimamente invasiva para escoliose (Toracoscopia, XLIF Acesso lateral)
  • Abordagem posterior