Degeneração do Disco Cervical

A doença da coluna degeneração do disco cervical (discopatia degenerativa) é um processo de desgaste ou ruptura que ocorrem no disco intervertebral, particularmente no núcleo pulposo, devido a desidratação e o ressecamento ocorridos com o avançar da idade, sendo que o sintoma mais comum é a dor na coluna.

As vértebras (foto 1) da coluna são separadas por pequenos amortecedores fibrocartilaginosos conhecidos como discos intervertebrais. Esta estrutura age com uma estrutura que absorve sobrecargas criadas em determinados movimentos. Contudo, a idade, a genética, e as lesões repetitivas levam ao desgaste e às rupturas (foto 2). Como existe um escasso suprimento sanguíneo neste disco, não há capacidade de recuperação.

A degeneração discal produz rupturas internas no disco. Essas levam a diminuição da altura do disco intervertebral (foto 3). Com estas rupturas surge também a dor na coluna cervical. A diminuição da altura dos espaços discais (foto 4) faz com que os nervos sofram compressão, produzindo dor irradiada para os braços, podendo ir até as mãos.

Sintomas da doença da coluna degeneração do disco cervical

O principal sintoma desta condição é a dor na coluna cervical (pescoço), que pode se irradiar para a região das escápulas (foto 5). Em alguns casos, quando temos compressão de algum nervo, a dor pode descer até os braços e as mãos (foto 6). Esta dor pode aumentar com a movimentação do pescoço. Flexão, extensão e rotação do pescoço, geralmente intensificam muito esta dor, enquanto o repouso diminui a intensidade.

Os pacientes com este quadro são tratados com medicação, fisioterapia para reforço muscular e também com métodos de tratamento da dor como. Quando estes procedimentos terapêuticos não surtem efeito, indicamos então a cirurgia minimamente invasiva.

Tratamento não cirúrgico para a doença da coluna degeneração do disco cervical

• Bloqueio das facetas cervicais
  • Radiofrequencia das facetas cervicais
  • Nucleoplastia cervical