O QUE É ACESSO LATERAL?

O ACESSO LATERAL é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva de artrodese da coluna que preconiza a realização da cirurgia pela parte lateral  e não pela parte de trás da coluna. Atualmente a maior parte das cirurgias são feitas por trás mas, nestas, há manipulação dos nervos e dos músculos posteriores podendo deixar sequelas de difícil solução. A manipulação dos nervos e músculos posteriores produz fibrose nestas estruturas que pode ser extremamente dolorosa e de difícil tratamento.  Com esta alteração da técnica cirúrgica, estaremos evitando estas lesões indesejáveis.

 

QUANDO USAMOS A  TÉCNICA DE ACESSO LATERAL ?

Utilizamos o Acesso Lateral  nos pacientes que necessitem de uma artrodese de coluna lombar ou  torácica.Várias patologias de coluna podem ser tratadas através  desta técnica, dentre elas a degeneração discal a espondilolistese a escoliose do adulto e a fratura de coluna, quando estas necessitarem de uma artrodese(fusão).

 

COMO É REALIZADO O ACESSO LATERAL?

Ao realizar este procedimento abordamos a coluna através da lateral do seu corpo. O paciente será posicionado de  lado na mesa cirúrgica. Através do aparelho de raio-x  o médico  localiza precisamente o espaço discal desejado.  Uma pequena incisão, de aproximadamente 4  a 5 cm será feita acima da cintura.

Assim, através das fibras do músculo psoas (músculo que se situa nas laterais da coluna lombar) o cirurgião acessa lateralmente os discos intervertebrais longe da medula e dos nervos que dela saem.

Vale ressaltar que durante todo o procedimento é utilizado um aparelho de monitoração eletroneuromiográfica (EMG) garantindo que o acesso está sendo feito longe dos nervos, de maneira segura.

A retirada do disco afetado é o próximo passo.  A discectomia é feita e um espaçador chamado “cage”, preenchido com enxerto ósseo, é colocado. Este enxerto  promove o crescimento ósseo  permitindo que os ossos de fusionem  estabilizando a coluna. Este espaçador também devolve a altura do disco fazendo com que o espaço entre as vértebras seja restabelecido descomprimindo indiretamente as raízes preservando a altura foraminal.

 

VANTAGENS DO ACESSO LATERAL

O grande benefício está no fato de ser uma cirurgia minimamente invasiva que se mantém longe dos nervos e músculos da parte posterior da coluna, que são sabidamente fontes de problemas na cirurgia de coluna. E ainda:

Menor incidência de lesões neurológicas                                          –        Possibilidade de não usar  parafusos posteriores

Menos lesões musculares                                                                      –        Menor índice de infecções

Menor perda de sangue                                                                          –        Menor incidência de transfusão de sangue

Correção do alinhamento sagital com menor agressividade        –        Cicatrizes reduzidas;

Por todos os motivos expostos, o ACESSO LATERAL, na clinica refort, é usado como primeira opção para realização de uma artrodese da coluna lombar ou torácica. Devido a sua menor agressividade aos tecidos utilizamos também em pacientes que tenham restrições a realização de cirurgias complexas da coluna como os obesos,  os idosos, pacientes com risco cirúrgico maior e também pacientes com restrições a transfusão de sangue.

 

 

Tratamentos relacionados

Dr. Juliano Lhamby é ortopedista especializado em Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva. Por dois anos realizou treinamento nos EUA no tratamento das doenças da coluna.
Leia Mais
Em breve!
Leia Mais

REDE CREDENCIADA

Loading map...

Loading

Dúvidas, sugestões, entre em contato com o formulário