A fibrose na cirurgia de colunas pode causa dores crônicas. Você sabe por quê?

A fibrose é a maneira pela qual nosso organismo cicatriza as lesões do nosso corpo.

Nas cirurgias posteriores da coluna quando há manipulação de nervos e músculos ocorre cicatrização com a formação de fibrose nestas estruturas.

A fibrose que se forma nos nervos, que infelizmente é irreversível, pode alterar o funcionamento destes nervos produzindo dores cronicas permanentes. (leia mais em síndrome pós laminectomia)

Por sua vez a cicatrização da musculatura posterior também produz uma fibrose  muscular que pode ser dolorosa e é conhecida como síndrome da lesão muscular.

A  fibrose é portanto uma consequência natural de qualquer incisão podendo ser bastante dolorosa.  Por isso buscamos evitar estas lesões nos nervos e músculos  realizando a cirurgia pela parte lateral da coluna ou pela parte anterior da coluna.

As duas técnicas mais empregadas no nosso serviço são o acesso lateral conhecido como LLIF/Xlif,   onde fazemos uma incisão lateral na altura da cintura e o acesso anterior denominado ALIF onde fazemos uma incisão semelhante aquela utilizada em uma cesareana. Com estas duas abordagens é possível evitar estas complicações tão dolorosas.

Nós somos mini-invasivos na Clínica Refort.

Menor agressividade cirúrgica em benefício de nossos pacientes. 

Artigos relacionados

Dr. Juliano Lhamby é ortopedista especializado em Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva. Por dois anos realizou treinamento nos EUA no tratamento das doenças da coluna.
Leia Mais
Em breve!
Leia Mais

REDE CREDENCIADA

Loading map...

Loading

Dúvidas, sugestões, entre em contato com o formulário