Como evitar a lesão dos nervos e músculos na cirurgia de coluna na artrodese / fusão

Para entender como são causadas as lesões primeiro precisamos entender que nervos e músculos estão na parte posterior da coluna. Dentro do canal vertebral temos os nervos e inseridos na parte óssea temos os músculos. Os nervos são responsáveis pela nossa movimentação e os músculos pela estabilidade da coluna.  

Como estas estruturas importantes estão localizadas na parte de trás da coluna, e a maior parte das artrodeses/fusões são feitas através de cortes realizados nas costas do paciente, temos uma maior chance de lesar nervos e/ou músculos justamente pela manipulação que a cirurgia exige.

Na artrodeses posteriores temos que abrir a musculatura e, na maioria das vezes, há necessidade de descomprimir os nervos . Para descomprimir os nervos é necessário abrir o canal vertebral e afastá-los podendo levar a lesões neurológicas e fibrose. Estas, são fontes de dor crônica após a cirurgia. (leia sobre síndrome pós laminectomia). Já o descolamento e o afastamento da musculatura podem produzir lesões dos músculos que são dolorosas e permanentes. (Leia sobre lesão da musculatura posterior)

Para evitar estas complicações as técnicas cirúrgicas evoluíram trazendo novas possibilidades.  São as  cirurgias chamadas de ACESSO LATERAI (LLIF/XLIF) e de ACESSO ANTERIOR (ALIF). Através destas técnicas fazemos a artrodese alcançando o disco intervertebral sem a necessidade de descolar a musculatura posterior ou de manipular os nervos. Estas técnicas trabalham diretamente no disco vertebral danificado restituindo sua altura e aliviando a pressão nos nervos.

OPINIÃO:

“Baseado nas diferenças entre técnicas apresentadas é que optamos, há mais de 10 anos, pelas cirurgias anteriores. Estas evitam a lesão direta dos nervos e dos músculos posteriores, tão importantes para a estabilização da coluna.”
Leia mais sobre o acesso lateral( LLIF/XLIF)  e sobre o Acesso anterior (ALIF)  nas matérias sobre técnicas cirúrgicas

Artigos relacionados

Dr. Juliano Lhamby é ortopedista especializado em Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva. Por dois anos realizou treinamento nos EUA no tratamento das doenças da coluna.
Leia Mais
Em breve!
Leia Mais

REDE CREDENCIADA

Loading map...

Loading

Tel: (11) 3501-3196

Dúvidas, sugestões, entre em contato com o formulário