Bloqueio / Infiltração guiado por imagem

TRATAMENTO DA DOR NA COLUNA SEM CIRURGIA

 

É um procedimento realizado com administração de medicação anti inflamatória e anestésico no local de origem da dor na coluna. Esta medicação reduz a inflamação no local ajudando a controlar a dor. Também utilizamos a radiofrequência e o laser, para aumentarmos a efetividade do procedimento bloqueando a função de nervos que levam a informação de dor.

A intenção primordial dos bloqueios ou infiltrações é a redução e controle das dores provenientes da coluna mas também confirmar a origem destas dores e assim  definir o melhor tratamento para cada caso. Para estes procedimentos utilizamos o intensificador de imagens conhecido como (Arco em C) que auxilia o cirurgião a localizar o ponto específico que vai receber a medicação.

Estes bloqueios podem ser feitos na coluna lombar na coluna cervical ou na coluna torácica . Também a articulação sacroilíaca , adjacente a coluna, pode ser tratada com bloqueios e infiltrações.

 

DE ONDE VEM A DOR QUE TANTO INCOMODA E COMO O BLOQUEIO/INFILTRAÇÃO PODE AJUDAR?

As estruturas da coluna conhecidas como articulações facetárias , os discos intervertebrais sofrem processo de degeneração que é conhecido popularmente como “desgaste da coluna”. Esta degeneração evolui com a formação de hérnias de disco , artrose facetária e compressões radiculares que produzem dor na coluna ou nas pernas .

Os bloqueios e infiltrações ajudam no controle das dores através da redução da inflamação local, produzida pelo processo de degeneração, e também pelo bloqueio da informação dolorosa, impedindo que esta chegue ao seu destino.

Na clinica REFORT usamos os bloqueios e infiltrações para reduzirmos a dor durante a fisioterapia acelerando o reforço muscular.

 

Os Bloqueios/infiltrações que podemos fazer são :

Denervações facetarias

Denervação da articulação sacroiliaca

Bloqueio radicular ou de nervos

Bloqueios de articulação sacroiliaca

                      Rizotomia  facetaria

                      Rizotomia  de nervos

                      Rizotomia de gânglio de L2 (DRG)

                      Biacuplastia  discal

                      

O BLOQUEIO/INFILTRAÇÃO É UMA CIRURGIA?

Não. Não é cirurgia

O bloqueio é um procedimento percutâneo para alívio das dores.

 

QUANDO É INDICADO UM BLOQUEIO ou INFILTRAÇÃO?

São candidatos os pacientes com dor crônica na coluna lombar, torácica ou cervical, com ou sem irradiação para as pernas e braços e que não melhoraram com o uso de medicações e fisioterapia. Também são usados em crises de dor radicular tipo ciática para redução das dores intensas. O momento ideal para realização do procedimento deve ser discutido com o médico, levando em consideração o tratamento clínico e fisioterápico que estão sendo  empregados.

 

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

O procedimento segue a mesma rotina para coluna lombar, torácica ou cervical.

1- O paciente permanece deitado

2- É feita a anestesia local e através das imagens geradas pelo intensificador de imagens é localizado  o ponto da dor.

3- Após a anestesia local instalada a medicação anti inflamatória é administrada através de agulhas bem finas.

Não existe corte e o paciente conversa com o médico durante todo o processo. Este dura em torno de 30 minutos e, logo após, o paciente está liberado.

 

PRECISA ANESTESIA?

Estes procedimentos são feitos com anestesia local. Em alguns casos mais complexos onde o paciente não suporta este tipo de procedimento, realizamos o bloqueio com sedação. Na Clinica Refort temos um centro de Dor confortável para a realização dos procedimentos sem os inconvenientes de um grande hospital ( Infecção hospitalar, necessidade de internação, demora no processo, etc…).

 

O QUE DEVO ESPERAR DEPOIS DO PROCEDIMENTO?

Alívio da dor e auxílio no diagnóstico são os objetivos. Como usamos anestésico local e corticoide há um alívio das dores logo após o procedimento pela ação do anestésico, e demora cerca de 48 horas para termos uma ação mais intensa do corticoide.

Como a ação do corticóide perdura por cerca de 3 semanas no nosso corpo, esta medicação permanece  reduzindo a inflamação durante este período. Quando associamos a rizotomia esperamos que a melhora perdure por tempo mais prolongado. Com a melhora da dor observa-se a melhora da movimentação do paciente auxiliando na realização do reforço muscular durante a  fisioterapia. Esta associação de tratamentos acaba acelerando a melhora. Este tem sido um ponto muito importante para nós da Clinica Refort. A melhora das dores permite intensificação dos exercícios e consequentemente acelerando a recuperação. A maioria dos pacientes retorna a rotina normal no dia seguinte ao procedimento. Alguns relatam certo desconforto ou dor na região da infiltração e, nesse caso, é recomendado repouso no dia seguinte.

 

QUAL O PROFISSIONAL PODE REALIZAR O BLOQUEIO?

Todos os procedimentos feitos na coluna, devem ser realizados por um cirurgião de coluna membro da Sociedade Brasileira de Coluna. Ele terá o conhecimento e a experiência necessários para solucionar todos os problemas que possam aparecer. Profissionais de outras áreas como fisiatras e anestesistas não são especializados em cirurgia de coluna então necessitarão de apoio de um cirurgião de coluna para resolver muitas das complicações. Vale ressaltar: procure sempre um profissional filiado a SBC – Sociedade Brasileira de Coluna.

 

CONHEÇA  OS BLOQUEIOS/INFILTRAÇÕES

Denervação facetaria consiste na administração de medicamentos nas articulações facetárias que são pequenas articulações na parte posterior da coluna responsáveis pela estabilização da coluna durante a movimentação. Possui uma articulação que sofre desgaste produzindo dores importantes. Fazemos infiltrações intraarticulares e periarticulares.

Bloqueio/infiltração radicular ou dos nervos consiste na administração de medicamentos nos foramens intervetebrais que são orifícios por onde passam os nervos ou raízes nervosas. Neste ponto administramos a medicação anti inflamatória próximo aos nervos para reduzir a inflamação. Reduzindo a inflamação reduziremos as dores irradiadas para as pernas e braços.

Bloqueio/infiltração de Articulação sacroiliaca    é uma injeção de medicação no interior da articulação sacroilíaca adjacente a coluna lombar. Esta possui uma parte cartilaginosa suscetível a degenerações e processos inflamatórios. A medicação é administrada no interior da articulação e produz a redução da inflamação ajudando a controlar a dor.  

Rizotomia  de facetas   Neste procedimento utilizamos a radiofrequência ou o Laser para desabilitarmos o ramo sensitivo das facetas e assim  aliviarmos a dor.

Rizotomia do ganglio de   L2(DRG)  Utilizamos este procedimento para alívio das dores lombares. Com o uso da radiofrequência desabilitamos  o gânglio dorsal da raiz de L2 com a intenção de reduzirmos a dor lombar.

Rizotomia de Articulação sacroilíaca   Neste procedimento utilizamos a radiofrequência para fazermos a ablação dos ramos sensitivos da articulação sacroilíaca reduzindo as dores.

Biacuplastia  discal   Utilizada para dores lombares utilizamos um eletrodo bilateral de radiofrequência para ablação do terço  posterior do disco intervertebral, onde estão os ramos sensitivos do disco. Com isto conseguiremos alívio dos sintomas.  

Nós somos mini-invasivos na Clínica Refort.

Menor agressividade cirúrgica em benefício de nossos pacientes. 

Artigos relacionados

Dr. Juliano Lhamby é ortopedista especializado em Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva. Por dois anos realizou treinamento nos EUA no tratamento das doenças da coluna.
Leia Mais
Em breve!
Leia Mais

REDE CREDENCIADA

Loading map...

Loading

Tel: (11) 3501-3196

Dúvidas, sugestões, entre em contato com o formulário